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Deixe um comentário / Plano de Saúde / Por Dulce Delboni Tarpinian / 25 de setembro de 2024
Unimed Nova Iguaçu

Unimed Nova Iguaçu: gestão supera desafios e inova na saúde suplementar

Home » Blog » Saúde » Plano de Saúde » Unimed Nova Iguaçu: gestão inova na saúde suplementar

  • Dulce Delboni Tarpinian
  • setembro 25, 2024
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A Unimed Nova Iguaçu completou 53 anos no último dia 13 de julho e representa importante força no mercado de saúde suplementar na Baixada Fluminense, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. A gestão é conduzida pelos médicos Joé Gonçalves Sestello (presidente), Jorge Luiz Gonçalves Andrade (vice-presidente), Christian Campos Ferreira (diretor econômico-financeiro) e Carlos Alberto Vianna (diretor administrativo). Com o propósito de prosperar de maneira sustentável, a preservação do patrimônio dos cooperados e a manutenção da assistência aos beneficiários são prioridades absolutas na atual gestão.

Para driblar os desafios internos e externos, um criterioso planejamento estratégico foi desenvolvido, indicadores foram implementados e todo o processo interno foi redesenhado.

Assim que a nova gestão assumiu, o foco foi solucionar uma dívida milionária decorrente do projeto de construção do seu hospital. Com inovação e responsabilidade, o grupo diretor vem demonstrando seu compromisso inabalável em reverter a situação sem repassar o prejuízo aos cooperados. O cenário encontrado é complexo e envolve grandes gastos administrativos, custos com judicialização, fraudes, elevada taxa de sinistralidade e pressão inflacionária, entre outros desafios. Tudo isso exige resiliência, além das habilidades técnicas. Com uma equipe altamente qualificada, gestão inovadora e intercooperação, a administração vem obtendo êxito.

“Nossa gestão preza pelas boas práticas, transparência, ética, compromisso e seriedade junto aos nossos diversos stakeholders. E contamos com parceiros fundamentais, como o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Conselho Técnico, e os nossos cooperados”, afirma Joé Gonçalves Sestello, diretor presidente.

____________________

Unimed Nova Iguaçu em números

  • 600 médicos cooperados
  • 336 colaboradores
  • Mais de 60 mil beneficiários
  • 156 prestadores de serviços (hospitais, laboratórios e clínicas)
  • Rede Própria – Centro Oncológico, Laboratório e Centro de Atendimento Multidisciplinar
  • Área de abrangência – Nova Iguaçu, Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Queimados e São João de Meriti

Visão estrategista e assertiva

Estruturar um plano de ação demandou visão estratégica e assertiva com o propósito de organizar os passos necessários para alcançar o futuro almejado. São analisados os ambientes interno e externo, os recursos disponíveis, identificar as oportunidades e ameaças, definir metas específicas e mensuráveis. O aperfeiçoamento do corpo funcional é frequente e ocorre por meio de eventos técnicos e capacitações internas e externas. Reuniões setoriais e intersetoriais também são realizadas periodicamente a fim de avaliar o cumprimento de metas.

Com a finalidade de oferecer assistência de excelência, a operadora incorporou a cultura do “Jeito de Cuidar Unimed”, desenvolvida em parceria com a Unimed do Brasil. O paciente é uma prioridade na Unimed Nova Iguaçu, e várias iniciativas vêm sendo implantadas a fim de promover uma experiência personalizada, que atenda a necessidade e supere a expectativa. Seguindo a mesma diretriz do cuidado, está sendo instituído o Núcleo de Segurança do Paciente, um importante marco da atual gestão.

A inovação tecnológica tem sido um braço fundamental na sustentabilidade financeira. O Observatório de Custos monitora gastos administrativos e assistenciais, permitindo identificar tendências de gastos e elaborar ações corretivas de forma proativa. A negociação das tabelas praticadas junto aos prestadores e o uso da plataforma de compras online têm gerado uma economia importante. E, para garantir a lisura e a qualidade dos serviços, a Unimed Nova Iguaçu conta com permanentes auditorias internas e externas independentes.

A governança e o compliance têm garantido a eficiência nos processos internos e no relacionamento com os diversos públicos: cooperados, colaboradores, clientes, prestadores de serviços e a sociedade. A administração tem uma postura ética, que prima pela transparência e tem o propósito de fomentar um ambiente de confiança e colaboração. A intercooperação com o Sistema Unimed também é valorizada para o desenvolvimento de projetos. A parceria com a Unimed Participações, por exemplo, viabilizou o APP Unimed Nova Iguaçu. O relacionamento próximo com o presidente da Unimed Ferj, João Alberto da Cruz, traz uma rica troca de experiências. Cursos de capacitação vêm sendo ministrados por meio da Faculdade Unimed e do Sistema OCB-RJ. E, com a criação do Instituto Unimed Nova Iguaçu, novas oportunidades estão se apresentando. A sinergia com a Unimed Seguros e a Unimed Nacional também são essenciais para o sucesso da organização.

O relacionamento com os cooperados sela o êxito da gestão atual. Assembleias e outras iniciativas, como o Fala Cooperado – encontros online periódicos com exibição de dados atuais e tomadas de decisão –, têm oportunizado melhor entendimento sobre o negócio e os projetos e caminhos a seguir. O compartilhamento das informações, o estímulo à participação ativa e a gestão horizontal têm proporcionado uma relação amistosa e de confiança. Para ampliar a cultura do conhecimento, foram iniciados encontros científicos a fim de debater temas técnicos e contemporâneos da saúde suplementar.

Rede própria: a construção da sustentabilidade

A construção da rede própria tem sido um estratagema crucial para o equilíbrio econômico-financeiro. Dessa forma, a administração tem obtido redução de custos assistenciais, fortalecimento do patrimônio dos cooperados, controle da qualidade assistencial e otimização de recursos.

O Espaço Cuidar Bem Centro Oncológico, inaugurado no final de janeiro, possui equipe multidisciplinar de excelência, instalações acolhedoras e confortáveis, e é a única clínica na região da Baixada Fluminense a dispor da touca de crioterapia Paxman, tecnologia avançada que reduz a queda capilar. Localizada no Centro da cidade de Nova Iguaçu, o paciente encontra atendimento humanizado, assistência segura e de qualidade, completando a sua experiência.

A infraestrutura de serviços próprios é composta, ainda, pelo Espaço Cuidar Bem Laboratório, que neste semestre irá inaugurar novas unidades; o Centro de Atendimento Multidisciplinar voltado aos autistas e portadores de outros transtornos e síndromes; o Pronto Atendimento Médico online adulto e infantil, assim como a consulta com psicólogo e nutricionista. Os clientes empresariais têm ao dispor também a Unidade Móvel de Telemedicina, uma verdadeira cabine da saúde com diversos serviços. Os dados compõem o perfil epidemiológico usado na elaboração de ações específicas nas referidas organizações. Em breve, o mais completo e avançado hospital será inaugurado de maneira faseada, abrindo suas portas com o Centro de Diagnóstico por Imagem.

A diretoria executiva da Unimed Nova Iguaçu tem demonstrado que, mesmo diante de desafios significativos, é possível adotar uma gestão estratégica e inovadora para garantir a sustentabilidade e a qualidade dos serviços oferecidos. A transparência, a busca por soluções criativas e o compromisso com seus públicos são os pilares que sustentam essa trajetória de sucesso. Ao olhar para o futuro, a cooperativa segue firme em seu propósito de ofertar uma experiência completa, superando expectativas.

____________________

Em pouco mais de um ano de gestão, muitos avanços:

  • Inauguração do Centro Oncológico
  • Compras por meio da plataforma online
  • Incremento das ações de retenção de clientes
  • Fortalecimento da comercialização na área de abrangência com iniciativas diferenciadas
  • Criação do Observatório de Custos
  • Criação da cabine da saúde nas empresas
  • Hospital – planejamento de abertura faseada, iniciando com Centro de Imagem
  • Consolidação dos processos de Governança e Compliance
📖 Leia Também: RN 507: Tudo sobre o Programa de Acreditação

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Dulce Delboni Tarpinian

Atuo há 20 anos no segmento de Contact Center. Em 2006 fundei a Estrutura Dinâmica empresa que oferece humanização, resolutividade e inovação no atendimento.
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