ANS recebe entidades médicas para tratar do enfrentamento à obesidade na saúde suplementar
Home » Blog » Saúde » Plano de Saúde » Noticia – ANS recebe entidades médicas para tratar do enfrentamento à obesidade na saúde suplementar
Em reunião na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na sexta-feira 19/7, o diretor-presidente da reguladora, Paulo Rebello, e o diretor de Desenvolvimento Setorial, Maurício Nunes, receberam representantes de importantes entidades médicas do país para falar sobre medidas de combate ao excessivo ganho de peso, motivo de alerta das autoridades em saúde no mundo todo. Na ocasião, representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) apresentaram uma proposta para a atualização do Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar, publicado pela ANS em 2017.
O documento apresentado foi recebido no âmbito da Tomada Pública de Subsídios n.º 2 para as Linhas de Cuidados em Saúde e, junto com as demais contribuições enviadas pelas entidades parceiras, servirá de base para a atualização do manual, que pretende ser um guia orientador para todo o setor de planos de saúde, desde as operadoras e prestadores de serviços aos beneficiários, trazendo conteúdo atualizado e baseado em evidências sobre o problema e apresentando formas de controle sobre ele.
“Essa troca de informações e experiências é fundamental para combatermos as causas da obesidade em nosso país, pois assim alinhamos nossas ações em um foco comum, seguindo as mesmas diretrizes e linhas de informação”, salientou Paulo Rebello, ao agradecer a parceria das entidades médicas com a ANS.
Por sua vez, Maurício Nunes parabenizou os membros das entidades pela elaboração do manual. “Este é um documento para a saúde suplementar e nos ajudará a nortear, desenvolver e apresentar propostas para o enfrentamento da obesidade, que é um desafio real e crescente no Brasil”, afirmou.
Também participaram da reunião, a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, Angélica Carvalho; a coordenadora de Indução à Melhoria da Qualidade Setorial, Katia Audi; a assessora de Apoio aos Projetos Estratégicos e Parcerias para Desenvolvimento Setorial, Jacqueline Torres; e a coordenadora de Apoio à Comunicação e Eventos, Vanessa Carvalho. Pela SBCBM, participaram Antonio Carlos Valezi (presidente), Fernando Barros (presidente do Capítulo do Rio de Janeiro da SBCBM), Luiz Alfredo Vieira D’Almeida (membro da SBCBM) e Fábio Viegas (diretor executivo); e pela Sbem e Abeso, participou Cynthia Valério (diretora do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose).
Compartilhe:
Dulce Delboni Tarpinian
Como a Saúde Digital Transforma a Qualidade de Vida O Que é Saúde Digital e Sua Importância na Vida Moderna A Telemedicina …
Estratégias de Gestão de Crises em Instituições de Saúde A importância da gestão de crises na saúde Elementos-chave de um plano de …
RN 592 da ANS: Impactos e Regras para Planos de Saúde O que é a RN 592 da ANS e seu objetivo …