Boas práticas de Gestão para melhorar sua Operadora de Plano de Saúde

Um dos grandes desafios na gestão de uma grande operadora é saber utilizar os recursos disponíveis para que se possa conquistar novos beneficiários.

Esse fator, atrelado com a taxa de retenção e a redução de custos são o foco de qualquer operadora.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas e práticas para que gestores de operadoras de Plano de Saúde possam melhorar a qualidade do serviço prestado, entregando a melhor experiência ao beneficiário.

Confira!

Atenção aos Índices de Atendimento

Um bom gestor deve sempre se atentar aos Indicadores de Atendimento de seu Plano de Saúde.

Mais do que cumprir o proposto pela ANS, deve-se buscar demonstrar os valores da operadora e o propósito em fornecer a melhor experiência possível ao beneficiário.

Portanto, é importante definir os Indicadores de Atendimento que serão analisados para que se possa mensurar os dados obtidos e ajustar o necessário para entregar o melhor serviço possível.

Atendimento Humanizado

A tecnologia é muito útil e deve ser utilizada. Muitas tarefas são facilitadas com uso de automações, mas nenhum atendimento supera o humano.

É importante demonstrar interesse e preocupação em ouvir o paciente, transferindo um sentimento de empatia capaz de tranquiliza-lo.

Além disso, essa é uma importante faceta que ajuda a fidelizar os beneficiários.

Ao saber que pode conversar com alguém que está ali para ouvi-lo e resolver suas necessidades, fica muito mais propenso a promover a operadora.

Qualidade dos Colaboradores

Além de um bom gestor, uma grande operadora de saúde necessita de bons colaboradores.

Portanto, como gestor, você precisa estimular o desenvolvimento dos colaboradores para que tenham autonomia e qualidade para desenvolver suas funções e assim conquistar bons resultados.

Não podemos deixar de dizer o quão importante é promover o treinamento da equipe, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e os colaboradores preparados em desenvolver seu potencial.

Acompanhe os Resultados

Além de implantar o uso de Indicadores de Atendimento e possuir colaboradores de qualidade, é necessário acompanhar os resultados obtidos.

Os gestores precisam compartilhar os resultados com a equipe, mostrando o que precisa ser melhorado e o que está em ordem.

Controle a Sinistralidade

A sinistralidade de um Plano de Saúde é a relação entre o custo dos sinistros e o prêmio recebido pelas operadoras de planos de saúde.

Um controle ineficaz da sinistralidade faz com que o balanço financeiro seja atingido, elevando os custos da operação.

Por isso, é necessário como gestor ter o controle da sinistralidade a fim de evitar um colapso financeiro da operadora.

Atenção Primária à Saúde (APS)

Esse é um fator que muitos gestores ‘’deixam de lado’’ e dão menos importância. Procedimentos preventivos são importantíssimos tanto para a operadora do plano de saúde quanto ao beneficiário.

Isso porque os tratamentos preventivos, além de diminuírem o risco de doenças graves aos beneficiários, diminuem também os custos para as operadoras.

Inovação na Saúde

Os bons gestores sempre estão em busca de inovar. Ficar preso em práticas ultrapassadas gera desconforto para os beneficiários e colaboradores.

Sempre fique atento às novas tendências do momento, seja em questão de atendimento, operação ou administração.

Tudo que puder inovar e que seja benéfico, é válido. Além de conseguir reduzir custos e melhorar a experiência do beneficiário, pode se tornar uma vantagem competitiva.

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Dulce Delboni Tarpinian

Atuo há 20 anos no segmento de Contact Center. Em 2006 fundei a Estrutura Dinâmica empresa que oferece humanização, resolutividade e inovação no atendimento.
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