você está em artigos voltar | home


 

Inove ou Evapore

A inovação não é uma questão de escolha para sua empresa. Sua sobrevivência depende disso. Veja como ser criativo para manter os negócios crescendo.

Não é novidade que tudo está mudando muito rápido, tecnologias, mercados, hábitos de consumo. O que funcionava antes não funciona mais. Isso é fato consumado, mas a maior parte dos empresários e empreendedores continua enfrentando os desafios do futuro com as armas do passado.

Eles ainda não se deram conta de que novos problemas exigem novas maneiras de pensar e novas soluções. Ou, em duas palavras, exigem criatividade e inovação. Isso vale da criação do produto à estratégia de vendas ou de distribuição.

Mas, se é assim, por que tanta gente ainda tem resistência à inovação? “As empresas pequenas têm muito mais agilidade”, dizem os grandes. “Quem tem recursos para inovar são os grandes, não nós”, dizem por sua vez os pequenos. De justificativa em justificativa, de desculpa em desculpa, muitos ficam parados, repetindo mais do mesmo. E, como se sabe, jacaré que fica parado vira bolsa.

O objetivo do empresário, pequeno, médio ou grande, não é encontrar razões e desculpas para não fazer. É pôr o cérebro para funcionar e a mão na massa. Para se manter competitivo no mercado, deveria começar fazendo uma única pergunta: De que maneiras eu posso inovar? A resposta à pergunta passa por muitos caminhos possíveis.

  * Descubra o que seu cliente quer antes mesmo que ele saiba o que ele quer;

  * Melhore a qualidade;

  * Reduza custos;

  * Identifique novos canais de distribuição;

  * Simplifique processos de fabricação;

  * Simplifique processos administrativos;

  * Agilize entregas;

  * Faça combinações originais, em que nunca ninguém pensou antes. Um dia, alguém juntou a fotocópia com o telefone e criou o fax. Outro conectou o gravador ao telefone e fez a secretária eletrônica. Um jornaleiro começou a vender outros produtos na sua banca, além de revistas e jornais. Hoje, os jornais representam apenas 3% das vendas de uma banca;

  * Substitua componentes e partes de produtos ou serviços;

  * Questione o que pode ser adicionado ao seu produto ou serviço para deixá-lo mais prático, mais fácil de usar;

  * Independentemente do tamanho de sua empresa, pense diariamente: Que combinação posso fazer com meus produtos para trazer mais benefícios aos clientes?

Conscientize-se de que o fato de você sempre ter feito algo da mesma maneira não garante que essa seja a melhor maneira. Faça mais com menos, busque opções, repense, faça melhor, mais rápido, mais barato. Pense diferente, faça diferente. Aja antes que o concorrente porque este é como coruja: não dorme.

A situação é igual para todos: inove ou evapore. Quer ver? Liste três empresas que já foram importantes e que encolheram ou desapareceram porque algo novo surgiu no mercado.

Agora, liste, no mínimo, três empresas que começaram micro e se tornaram grandes. Começo com Silvo Santos. Existem centenas de casos similares, talvez até com pessoas próximas a você que não tiveram medo de inovar, de mudar.

Se você é daqueles que acham que “em time que está ganhando não se mexe”, eu questiono: “Então você vai esperar o time perder para mexer?”. Aí talvez seja tarde demais. Não tenho dúvidas em afirmar que, no mundo atual, o maior risco é correr o risco de não inovar. Todo dia um concorrente consegue fazer um produto ou serviço melhor, mais rápido, mais barato, mais prático, mais bonito, mais atraente. E, no dia seguinte, um outro consegue adicionar mais alguma vantagem.

Em resumo, as mudanças hoje são tão rápidas que a inovação e a obsolescência caminham juntas. Inova-se e já está na hora de inovar outra vez. As pessoas inovadoras tiveram coragem e foram otimistas. Eu não conheço nenhum medroso ou pessimista que tenha sucesso. Você conhece?

 

Fonte: Revista SUCESSO

 

 



Institucional


 

Fale Conosco


 

Uma história de sucesso


 

home
empresa
serviços
clientes
parceiros
tecnologia
artigos
contato

consultoria
treinamentos
call center
proposta comercial
e-mail marketing
serviços telefônicos
porque contratar

 

contato@estruturadinamica.com.br

estruturadinamica@estruturadinamica.com.br

(19) 2112.7766

Acompanhe a Estrutura Dinâmica no Clique aqui.

 
 
     
home